Projeto Erasmus+ “Europe on a plate”

Entre os dias 10 e 15 de junho, foi a vez do departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. B. Beira receber as duas escolas parceiras deste projeto “Europa no fundo do prato”: a escola Marianne-Cohn-Schule em Berlim e a escola Ysgol Ty Coch no País de Gales.
Nesta semana de intercâmbio de saberes e de sabores, alunos com Necessidades Educativas Especiais de três nacionalidades, portuguesa, alemã e galesa, realizaram várias atividades relacionadas com alimentação saudável e práticas desportivas; alunos e professores tiveram a oportunidade de experimentar o Jogo do Boccia, e conhecer a sua intervenção em vários níveis de deficiência e incapacidade. Por último ainda houve tempo para uma pequena cerimónia de entrega de certificados de participação.
Participaram em vários workshops, visitaram a escola de S. V. Beira, a Instituição da APPCDM de Castelo Branco, a queijaria do Cabeço do Carvão em Alcains, o Museu de Artes e Ofícios em Alcains e ainda o Museu do Cargaleiro em Castelo Branco.
As mensagens deixadas no painel “Memórias de Portugal” traduzem um menu de emoções e amizades, acompanhadas de saberes e de experiências novas.
No próximo ano letivo daremos continuidade aos intercâmbios entre as três escolas, no espaço europeu.

Departamento de Educação Especial