Projeto Erasmus+ “Discovering European Art and Culture”

         Este projeto, no âmbito do Erasmus +, terá a duração de dois anos letivos. Na semana de 11 a 16 de novembro, um grupo de duas professoras e dois alunos do 1.ºciclo do Agrupamento participaram no primeiro encontro, em Le Havre e na École du Clos Perrine, em Mannvillette.
O “Discovering European Art and Culture”, cujo principal objetivo é partilhar e divulgar aspectos da arte e cultura europeias integra a França, Portugal, Estónia, Grécia e Eslovénia.
Nesta primeira mobilidade foram delineadas as estratégias e tempos de atuação por cada uma das equipas. No sentido da unidade foi escolhido um logótipo a partir de propostas dos países envolvidos. A proposta mais votada foi a de um aluno português, embora no trabalho final seja completado por aspectos do segundo mais votado, da Grécia.
A semana foi preenchida, para as professoras, com reuniões de trabalho e visitas culturais. Em ambas as situações foram cumpridos os objetivos com elevado índice de avaliação positiva. Para os alunos, o tempo foi repartido entre as salas de aula, com atividades propostas pelos professores das turmas e também com o preenchimento do “caderno de viagem” em que anotavam as suas experiências e vivências, e as visitas realizadas. Participaram também num Workshop de Artes Plásticas.
As visitas foram diversificadas. Em Le Havre visitaram uma escola com mais níveis de ensino e com mais alunos, o museu MuMa, Musée d´art moderne André Malraux e fizeram um passeio turístico pela cidade. Nas proximidades existem algumas povoações com interesse histórico e cultural nomeadamente Etretat e Honfleur, onde visitaram respectivamente um jardim e uma casa museu “La Forge”.
O programa foi cumprido na íntegra, tanto em relação às atividades realizadas como ao cumprimento dos horários estabelecidos. No último dia participaram num workshop de dança, atividade semanal na escola, e apreciaran danças da Eslovénia e da Grécia.
Em outubro do próximo ano, será a vez do Agrupamento José Sanches e S. Vicente da Beira receber os seus parceiros europeus.

Professoras Paula Pais e Rosa Caetano