Projeto Erasmus+ “Come on Kids, the nature waits us!” na Macedónia

        O Projeto “Come on Kids, the nature waits us!” levou-nos, desta vez, até à Macedónia para conhecer, no local, práticas inovadoras nesta área. De 25 de fevereiro a 1 de março, os parceiros macedónios mostraram-se profissionais competentes, apresentando e partilhando o trabalho que desenvolvem com as suas crianças, no jardim-de-infância e com a comunidade.
A agenda de trabalho promoveu o conhecimento da educação pré-escolar em ambiente citadino, na capital do país – Skopje, e em ambiente rural, na cidade de Vevchani. Todos os grupos – Portugal, Estónia, Roménia e Turquia – tiveram, ainda, oportunidade de visitar em Skopje, o Museu de Ciência Natural, o Museu de Arqueologia, a Faculdade de Agricultura e uma Escola Primária. Fora da capital, a viagem que terminou na cidade e lago de Ohrid proporcionou a observação da paisagem natural da montanha nevada, fauna e flora, a realização de passeios na natureza… Em suma, aprender sobre o passado e o presente da recente denominada República da Macedónia do Norte, a sua história e a sua cultura, nos diferentes domínios.
Desta semana de trabalho, relembramos com especial carinho o ambiente educativo harmonioso, cheio de cor, musica e materiais naturais trabalhados com muita imaginação e intencionalidade pedagógica. Os Workshops preparados para os visitantes foram diversificados, envolvendo adultos e, em alguns casos, as crianças, num abraço de saber partilhado que ultrapassa fronteiras. As crianças presentearam-nos com bonitas coreografias, mimos e muitos sorrisos.

O grupo de trabalho: Cristina Barata, José Duarte, Arminda Dias e Maria do Céu Barata