Projeto Clube Europeu do Agrupamento –

Um olhar sobre memórias do nosso território…

O projecto do Clube Europeu do Agrupamento desenvolvido pelo prof. Américo Andre com os alunos das varias turmas do 3.º ciclo e foi concluído com sucesso ao longo do ano letivo de 2017 /2018.  Foi organizado e concretizado  em torno de três  principais objetivos:

  1. Motivar os alunos para o conhecimento, valorização e preservação do Património Cultural

Os alunos empenhados participaram com interesse nos diálogos/debates promovidos nas turmas ao longo do ano letivo relacionando-se o tema ” Conhecimento, valorização e  preservação do Património  Cultural ” com as matérias dos temas dos programas das várias disciplinas. Assim o aspeto que mais se evidenciou foram os diálogos / conversas em torno dos patrimónios que acabaram por envolver também as famílias nas actividades.

 

2 . Sensibilizar a comunidade educativa para a importância do Património Cultural no desenvolvimento local

Neste objectivo o aspeto que mais se evidenciou foram os contactos dos alunos com as realidades do Património Local do território educativo. Foram feitos registos e levantamentos fotográficos com telemóveis tendo-se sensibilizado os alunos para a importância das tecnologias no registo de situações  positivas ou negativas,  na preservação / conservação ou divulgação do Património. Os levantamentos despertaram curiosidades, motivaram críticas mas também proporcionaram elogios.

  1. Fomentar nos alunos o interesse pelo dialogo intercultural – cooperação

Neste objectivo destacou-se o convívio saudável (dialogo intercultural) entre os alunos e professores das escolas envolvidas no intercâmbio ( Portugal- Espanha) através da participação das partes envolvidas  nas visitas aos monumentos mais importantes patentes nos  territórios dos dois países , mas hoje patrimónios da Europa e da Humanidade. Os alunos contactaram ainda com a cultura local, jogos tradicionais, envolveram-se na música, na dança, no teatro e nas provas da gastronomia dos territórios das duas margens, tao próximos e tão distantes….  ”

O projecto do Clube Europeu contou com apoio das varias instituições locais, nomeadamente das Juntas de Freguesia do território do Agrupamento, Junta de Freguesia de Alcains e de S. Vicente da Beira e da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O projecto envolveu e teve um carinho muito especial na participação dos idosos  dos Lares de Terceira Idade –  Centros  Dia ou que vivam em situações de solidão nos contactos, encontros  ou proximidade  dos alunos com os valores patrimoniais do território.

Prof. Américo André