Dia da Internet mais segura

      Os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática – 10.ºano dinamizaram  na Semana 5 a 9 fevereiro e dia 15 fevereiro a palestra “Dia da Internet mais segura” com o tema “Cria e partilha com responsabilidade: Uma internet melhor começa contigo”, em parceria com a InternetSegura e a Microsoft.
As sessões de sensibilização envolveram o desenvolvimento da utilização responsável das TIC, segurança no computador pessoal, navegação inteligente/crítica, comunicação online, lazer, redes sociais e vírus.

Porque a jogar também se aprende e se alerta, a Biblioteca Escolar lançou, aos alunos da escola sede, o desafio de verificarem o que sabiam sobre a utilização segura da Internet com o jogo Pisca Mega Quiz.

Esta atividade foi bastante enriquecedora, tornando-se uma fonte de saber e experiência não só para a vida escolar dos alunos mas também para a sua vida ativa.

Assim, é fulcral utilizar corretamente a Internet, mas não esquecendo as seguintes regras:
-Não revele dados pessoais;
-Não marque encontros com alguém que tenha “conhecido” na Internet;
-Não uses o seu nome real, crie um nome virtual para jogar online;
-Não pactue em boatos, ameaças, humilhações e intimidação de pessoas (cyberbullying);
-Não utilize linguagem grosseira ou ofensiva, respeita a comunidade online.
A sua privacidade na Internet depende, essencialmente, de si e deve respeitar regras básicas para navegar em segurança e dela desfrutar.

Professores Alda Costa, Marta Belo, Miguel Reis
e Professora Bibliotecária Maria Céu Vaz