Da azeitona ao azeite – notícia do 3.º A – EB1 de Alcains

         Os alunos da turma 3.ºA da EB1 de Alcains, na segunda quinzena do mês de novembro, deslocaram-se a Castelo Branco, à Quinta do Chinco, e a Malpica do Tejo, a um lagar, para conhecerem todo o processo da colheita da azeitona e da sua transformação em azeite.
A turma do 3.ºA, a única do Agrupamento selecionada para esta atividade, juntamente com outras de outros agrupamentos, teve oportunidade de conhecer o percurso da azeitona, da oliveira à nossa mesa. Os participantes desta iniciativa viveram a experiencia de “pôr as mãos na massa”: varejaram, riparam, cirandaram… a azeitona de duas oliveiras da Quinta do Chinco. Renovaram assim a experiência, uma vez que já tinham colhido a azeitona de uma oliveira da sua escola. Ao completarem a viagem com uma visita ao lagar de Malpica do Tejo tiveram a oportunidade de ver a criação do “fio de ouro “. No final, o lagar devolveu à turma o azeite correspondente à azeitona entregue.

Notícia elaborada coletivamente pelos alunos do 3.º A, da EB1 de Alcains, sob orientação das professoras Ana Maria Duarte e Helena Bispo