EB1 da Lardosa – Aprender sobre as florestas

No dia 20 de janeiro, as duas turmas da EB1 de Lardosa visitaram a exposição itinerante “A floresta. Muito mais do que madeira”, patente no espaço da Devesa, em Castelo Branco, organizada numa ação conjunta pelo BPI, pela fundação “La Caixa” e pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
Foi uma oportunidade de consolidar “fora das quatro paredes da sala de aula” conteúdos já abordados no Estudo do Meio e refletirmos sobre o meio ambiente, assim como a imprescindível importância das florestas para a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos.
Ao longo dos diferentes espaços da exposição pudemos perceber como é que as árvores funcionam nas suas diferentes partes constituintes; como se pode ler a sua idade; quais os animais que habitam na floresta portuguesa; como as minhocas são importantes para a criação do húmus (não as devemos matar); de que formas as sementes são espalhadas pelo solo; o que é a madeira e quais as suas finalidades (desde folhas de papel, objetos decorativos, mobiliário, brinquedos…).
Aprendemos que a floresta é muito mais do que um conjunto de árvores e que exerce uma importante função ambiental, económica e social.
É, por isso, nosso dever protegê-la!

Os alunos da EB1 da Lardosa