1.º Torneio do Cubo de Rubik

        Realizou-se no passado dia 22 de novembro, na Biblioteca Escolar da Escola Sede, o 1.º Torneio do Cubo de Rubik (Cubo Mágico) do nosso Agrupamento, organizado em parceria pelos Grupos de Educação Física e de Matemática. Das muitas inscrições, participaram na final sete alunos de vários níveis e escalões.

No Escalão 1, alunos do 5.º e 6.º anos, o primeiro classificado foi Martim Serra (6.º C), em segundo lugar ficou Afonso Dinis (6.º B), e em terceiro Leandro Cunha (5.º A).

No Escalão 2, alunos do 7.º ano, o primeiro classificado foi Leonardo Santos (7.º C), em segundo lugar ficou Alicia Serra (7.º A), e em terceiro Guilherme Mateus (7.º A).

No Escalão 3, o primeiro classificado foi Rodrigo Santos (9.º A), único participante.

Registe-se os bons tempos obtidos, quase todos a rondar 1 minuto, mesmo para alguns alunos que só recentemente aprenderam a resolver o Cubo de Rubik.

O vencedor absoluto foi Martim Serra, do 6.º C, que resolveu o Cubo em 58 segundos e 14 centésimos.

As classificações finais foram obtidas através da média de três tentativas de cada concorrente.

      O cubo mágico também é chamado de cubo de Rubik. Este brinquedo é um famoso quebra cabeças tridimensional, internacionalmente reconhecido, inventado no ano de 1974 pelo arquitecto húngaro Ernõ Rubik (ver mais em https://www.rubiks.com/)

     Os professores de Educação Física e de Matemática do Agrupamento convidam, no próximo ano, todos os alunos a participar neste torneio. Vem desenvolver os vários benefícios que este jogo te proporciona: lógica, raciocínio, motricidade fina e etc. Não deixes o teu cérebro ficar preguiçoso!

Alcains, 28 de novembro de 2017